Alice e o Novo País das Maravilhas (Syfy, 2009)
É difícil achar um momento onde o trope realmente ficou popular, já que releituras adultas de contos de fada é algo que já se fazia no meio independente de quadrinhos e filmes desde os anos 60, mas esse estilo específico de misturar contos de fada clássicos com algo como steampunk, cyberpunk, gaslight, e zumbis parece ter saído muito mais no novo milênio.
Eu culpo o Tumblr e o movimento emo, que juntos parecem ter influenciado muito as escolhas criativas do Syfy quando produziu Tin Man em 2007.
Ao menos eu acho que é assim que o trope funciona, sei lá.
Eles não jogam elementos do original só por jogar e marcar uma checklist, eles pegam referências soltas e adaptam o que precisam.
A atriz que escalaram pra ser Alice é literalmente o mais average possível. Ela não é feia, mas também não é bonita. Não é jovem, mas também não é velha. Ela é aquela guria da sala que nunca fala nada, mas também não é desagradável. Nada nela chama atenção, ela é "só Alice normal", mas além disso a atriz consegue atuar bem e desempenhar emoções convincentes.
Ela é uma guria normal que calhou de ser chamada de Alice e ter uma gata chamada Diná e foi parar no País das Maravilhas, mas é só coincidência, nada de mais. Tenho certeza que isso também aconteceu a outras Alices do mundo real, como Alice Braga, Alice Hirose, Alice Roosevelt, Alice Cooper, Alice Cooper mãe da Betty, e Alice in Chains.
![]() |
| Bom saber que em Wonderland se usam monitores redondos da JVC. |
Hoje eu trago duas edições: uma simplificada só com as histórias e outra com comentários sobre as origens, vida do autor, trocadilhos, lógica, e com ilustrações originais da época, e mais uma história inédita e filmografia de adaptações de Alice.
Usando os links aqui do blog cês me ajudam a continuar o trabalho e comprar M&M's, o que evitam que eu surte tresloucadamente e saia na rua cantando a abertura de Ultraman Tiga. Os dois links aí tem tanto a versão digital como física, e também tão disponíveis no Kindle Unlimited, programa onde cê pode ler quantos livros quiser pagando menos que um combo no Burger King.
Continua lendo o post pra saber como fazer o período de teste gratuito por 30 dias.
Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".
Gostou desta análise sobre cultura pop, cinema, quadrinhos ou jogos? No Super Review Time (SRT), mergulhamos em temas nostálgicos, muitas vezes esquecidos ou fora do mainstream, buscando sempre uma perspectiva pessoal e aprofundada.
Para continuar sua jornada por análises que observam todos os ângulos da cultura afetiva, confira abaixo as formas de apoiar nosso trabalho e mergulhar em conteúdo exclusivo. Sua leitura e apoio são o que nos mantêm em ação!
Nossas Vitrines de Colecionáveis e Achados
Pra facilitar tua vida, fiz vitrines nas plataformas em que eu sou afiliado. Se tu gostou de alguma coisa aqui, dá uma olhada lá que regularmente eu tou atualizando com produtos que podem ser do teu interesse:
- Perfil de coleções na Amazon com listas temáticas de colecionáveis e cultura pop.
- Lista de sugestões no Mercado Livre , sempre com novidades e achados.
- Vitrine da Shopee , com produtos selecionados.
(E não esquece de conferir a página principal da Shopee e a página principal da Amazon para mais ofertas e promoções!)
Vista a Camisa do SRT!
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do SRT, designs exclusivos de Disney e Archie, e uma pancada de adesivos, bottons, posters e cadernos.
Livros e Leitura Digital
Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, ou livros em geral com o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler quantos livros quiser, no kindle, tablet, celular, computador, e até mandar a Alexa ler por ti, caso cê seja preguiçoso demais ou esteja ocupado lavando louça.
















1 comments
+Kapan, gostei bastante da resenha!
ResponderExcluirUma possibilidade para que esse filme tivesse um orçamento um pouco maior teria sido uma parceria com o estúdio MGM (que já foi um grande estúdio no passado mas agora está decadente), talvez elevando o orçamento em 30 milhões de dólares, com isso aperfeiçoando os efeitos especiais do filme, melhorando um pouco as locações e colocando mais cenas com o Tim Curry.
Obs: no aguardo para uma resenha do filme Capitão Sky e o Mundo de Amanhã!
#PERGUNTA Kapan, existe alguma previsão de você produzir alguma resenha sobre o filme do Coringa?
Obs 2: caso Hollywood decida produzir uma cinebiografia da Carmem Miranda, qual seria a atriz mais adequada para o papel na sua opinião?
Caso fosse estrangeira, pensei em: Gal Gadot, Kate Beckinsale, Anne Hathaway, Jennifer Gardner e algumas outras que não me lembro!
Caso fosse brasileira estaria na dúvida entre Paola Oliveira e Letícia Sabatella.
No mais, continue com o ótimo trabalho e aguardo resposta!