Jack Frost (1979)



De todos os personagens icônicos do Natal, talvez o mais esquecido seja Jack Frost. Jingle Bella também tem seu lugar no esquecimento das festas de fim de ano, mas isso é história pra outro dia.

Nos EUA, Jack é uma figura associada folcloricamente junto de Noel, e sem Jack provavelmente não haveria Natal. Ele é responsável por trazer o inverno, o gelo, o frio, e tem grande prazer nessa estação, se limitando a stalkear crianças brincando na neve, se aproveitando de sua invisibilidade em meio aos humanos. Mas não tem muitos filmes sobre ele.
Digo, tem A Origem dos Guardiões (não confundir com o filme de corujas) e Meu Papai é Noel 3, mas fora esses não consigo lembrar de outro.

E personagens com poder de gelo são automaticamente ligados ao Natal, é tipo uma lei. Disney tem Elsa, e Rankin-Bass tem Jack Frost.

"mas jack frost é personagem de domínio público", eu ouço você reclamar.

E sim. Sim, ele é. Mas hoje vamo ver o filme da Rankin-Bass sobre esse cara aí.



Eu sei que pelo menos
metade de vocês leram o nome dela errado.

"é aquele que o papai noel é todo tatuado e dublado pelo alec baldewin?"

ESSE É O ORIGEM DOS GUARDIÕES!
DA DREAM WORKS!
QUE EU CITEI NA ABERTURA!

DEMÊNCIA!

Rankin-Bass é um estúdio que já apareceu por aqui antes, tanto no Natal como fora dele. Ele é mais conhecido pelas animações temáticas de festas em stop motion, mas também fez coisas como Flight of Dragons, The King and I e Retorno do Rei.

Sim, AQUELE Retorno do Rei.


Ao contrário do que aconteceu em Meu Papai é Noel 3, aqui Jack Frost tá bem de boas com seu trabalho. O especial começa com uma marmota narradora dublada pelo Scuttle de Pequena Sereia. Sim, Scuttle, eu vi o filme em inglês e não consigo lembrar o nome dele na dublagem. Se eu lembrar que o Flounder é Linguado já é um esforço grande.

Enfim, continuando a mesma tradição de outros especiais da época, como Santa Claus is Coming to Town e Turkey Hollow (que na real meio que tira onda com clichê), a marmota conta sobre a origem do Dia da Marmota. Pra quem não sabe ou não lembra bem, o Dia da Marmota é um dia especial pós-Natal onde a previsão meteorológica se dá ao observar a primeira marmota a sair da toca. Se ela sair e ficar, o verão virá mais rápido. Se ela voltar pra toca, teremos mais 6 semanas de inverno.

Isso e alguma coisa relacionada a fazer Bill Murray pagar seus futuros pecados ao dublar Garfield.



Jack Frost vive muito feliz ao assoviar o inv-ah sim, eu quase ia esquecendo. Sim, eu esqueci de mencionar, mas em Turkey Hollow pra TV tem um narrador que aparece vez ou outra. É algum cantor ou algo assim. É meio irritante no começo, mas logo acostuma e dá até pra rir de canto de boca.

Eu devia editar isso no post lá mas é muito trabalhoso.

Jack Frost vive muito feliz ao assoviar o inverno pros humanos, mas ao descobrir que uma humana bonitinha é apaixonada por ele e pela sua obra, decide pedir ao Pai Inverno que o deixe ser humano por algum tempo pra tentar se achegar na guria. Pai Inverno aceita a proposta, desde que ele consiga o mínimo necessário pra ser humano até o fim do inverno: uma casa, um saco de ouro, um cavalo, e uma esposa.
Ou seja: vá jogar Red Dead Redemption 2 se quiser ser bem sucedido.

Ou Stardew Valley, sei lá. É parecido, só que tem menos matança e sufragetes.

E embora Jack goste de seu trabalho humano de alfaiate, o fato de viver numa vila comunista não ajuda, já que o tirano local governa a região com mão de ferro e é o único da região a ter um castelo, um cavalo e dinheiro suficiente.



E assim como o Príncipe João em Robin Hood, não entende o básico de economia, já que ter pilhas de dinheiro parado em um único lugar não vale nada, já que ele não tem com o que gastar. E aqui é ainda mais notório, já que ele explicita que mora sozinho e a única companhia dele é seu cavalo steampunk e um fantoche de lata. Tem um exército de robôs também, o que torna o lado fantasioso mais interessante.

Ou cria úlceras em quem tem muito tempo livre e tenta botar esse filme numa linha do tempo real, sei lá.


Enfim, Jack Frost quer ajudar a vila, já que se tornou apegado a eles e a guria bonitinha, que está a uma letra de realizar o terceiro shipping mais popular do tumblr. Ah sim, e os cidadãos criam o equivalente rural-fantasioso de bitcoin, ao criar moedas de gelo.

É sério.


Assim como outros especiais festivos do estúdio, esse não tem muito segredo, plost twists, ou grandes atuações e grandes efeitos. É uma história bem direta de conto de fadas com personagens cativantes e design de produção bem feito.

Jack é o típico "semideus/herói que quer ser um cara normal", que sempre nos faz perguntar "DESGRAÇADO TU TEM PODERZINHO TU SOLTA TEIA/CRIA GELO/ASSOVIA COM A BOCA CHEIA DE FAROFA TU DEVIA SER GRATO PELO TEU DOM" até que a gente lembra que é uma responsabilidade grande e que provavelmente não daríamos conta e que é melhor ser mais um na multidão. Jack só quer se casar com a guria porque ela despertou nele sentimentos que ele nunca tinha sentido antes, e queria ao menos tentar fazer funcionar, viver como humano, amar alguém, casar. É algo que todos nós podemos compreender e a partir daí já torcemos por Jack.


O que eu mais gostei desse especial é ver como a técnica do estúdio melhorou MUITO. Após quase uma década produzindo especiais stop-motion pra TV, o estúdio japonês responsável (que eu suponho ser o mesmo desde Rudolph, mas não consigo encontrar o nome do estúdio específico) conseguiu elevar o nível dos bonecos e detalhes de cena.O metal parece metal, tem ferrugens e brilha como deveria; os cenários são detalhados e cheios de vida, tudo é bem acabado e realista o suficiente pra uma animação.

Embora os movimentos continuem limitados pelo próprio estilo da técnica, há momentos que usam trucagens interessantes e que funcionam perfeitamente na cena, como fumaça saindo das narinas do cavalo mecânico. A atuação dos bonecos é significativamente melhor que dos curtas anteriores, mas ainda mantendo aquele aspecto low budget.

Só que é um low budget com mais orçamento, seja lá como isso funcione.



Jack Frost é um curta MUITO divertido. A história é interessante e identificável, os personagens são carismáticos, o vilão é cartunescamente maligno mas também é ameaçador, e a mitologia criada ao redor de Jack é interessante e coerente. Esse é um especial que eu gostaria de ver como um longa metragem, com tempo pra desenvolver personagens, temas, mitologias, além dessa base que temos, que por si só é interessante.

Talvez eu tenha gostado mais por tratar de um personagem relativamente desconhecido dessa época,  logo eu não sabia exatamente o que esperar. Ainda assim vale a pena ver.



Gostou desta análise sobre cultura pop, cinema, quadrinhos ou jogos? No Super Review Time (SRT), mergulhamos em temas nostálgicos, muitas vezes esquecidos ou fora do mainstream, buscando sempre uma perspectiva pessoal e aprofundada.

Para continuar sua jornada por análises que observam todos os ângulos da cultura afetiva, confira abaixo as formas de apoiar nosso trabalho e mergulhar em conteúdo exclusivo. Sua leitura e apoio são o que nos mantêm em ação!

Vista a Camisa do SRT!

Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do SRT, designs exclusivos de Disney e Archie, e uma pancada de adesivos, bottons, posters e cadernos.

Livros e Leitura Digital

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, ou livros em geral com o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler quantos livros quiser, no kindle, tablet, celular, computador, e até mandar a Alexa ler por ti, caso cê seja preguiçoso demais ou esteja ocupado lavando louça.

Kindle Unlimited - Teste Grátis por 30 dias

Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.

You May Also Like

1 comments

  1. Uau, achava que Jack Frost era só aquele boneco de neve de Shin Megami Tensei

    ResponderExcluir