Lembra quando Once Upon a Time Pulou o Tubarão de maneira épica?
Não, eu nunca vi a série, mas a abertura é daora.
Outras variações de um Pulo de Tubarão envolvem adicionar personagens novos, como Padrinhos Mágicos, que tem mais adições de elenco do que Pokémon. Mas como Once Upon a Time não necessariamente segue as mesmas regras de uma sitcom, não vem muito ao caso. Um drama consegue se sair melhor ao colocar novos personagens fixos do que uma série de comédia.
Comédia segue umas regras específicas pra funcionar, e são diferentes de um drama. Num drama tu bota um personagem novo e deixa ele zanzando por lá, porque... É assim na vida real. Numa comédia, aquele personagem tem que ter uma função cômica, adicionar uma nova dinâmica. E muitas vezes acaba quebrando o status quo básico da série (como Chloe Carmichael).
Ok, vamos comparar.
O único personagem que não aparece é Olaf, curiosamente. Nesse ponto dá pra dizer que a história aqui é basicamente um universo alternativo do filme, mas ok.
E sim, o Marshmallow aparece aqui.
Mas a ausência de Olaf parece ser a única diferença do filme pra versão televisiva. A história de Elsa se passa logo após os eventos do filme, onde ela controla os poderes e tem o vestido de gelo, Anna e Kris planejam o casamento, e TODO o design de produção remete ao filme, inclusive nos personagens secundários como o Duque de Weaselton. E sim, também fazem a mesmíssima piada aqui.
Cada plot point do filme é reciclado na trama de Ingrid no passado, e é reconhecível por qualquer um que tenha visto o filme, a ponto de tu conseguir prever 70% do que vai acontecer nos próximos episódios. Talvez não nos mínimos detalhes, o que em parte é bom. Tu se engaja em ver algo que te dá um certo conforto mental, mas ainda te desafia por mostrar elementos familiares de uma forma diferente. É uma das coisas que me faz gostar tanto de versões Broadway de filmes e vice-versa, é uma história familiar mas com um tempero ou modo de preparo diferente, que dá mais surpresa e às vezes uma nova visão da obra original.
Por exemplo, a versão Broadway de Corcunda de Notre Dame mostra que Frollo perdeu o irmão pros prazeres mundanos, teve um filho com uma cigana, e Frollo se vê obrigado a criar o sobrinho após a morte de seus pais. Isso dá um peso MUITO maior aos personagens, que agora são parentes, e ainda joga uma luz no interesse de Frollo em Esmeralda.
Once Upon a Time faz algo parecido, usando referências, iconografias e escrita idêntica ao que já conhecemos do filme, mas de uma forma própria.
![]() |
| "Oh, boy! I'm too old for this shit! Hu-hah!" |
Segurem esse pensamento, enquanto chegamos na segunda parte da temporada.
Malévola ainda lembra a vilã animada, mas com aquele toque mais verossímil e realista que permeia o design de produção da série. Mas Cruella... Oooooooh boy.
Digo claro, eles explicam como tudo isso aconteceu, mas quando cê assiste pela primeira vez e eles te jogam uma cena da Cruella usando BAFO como MAGIA e vê aquela senhora com roupas distintamente londrinas junto de fantasia medieval, te causa uma confusão mental a nível olímpico.
E enquanto eu revisava esse artigo, eu voltei a controlar meus surtos de riso antes que meus vizinhos ligassem pra polícia achando que o Mal passeava encanamentos da casa.
Mickey Mouse existe no mesmo universo que Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, e toda essa galera? Bom, tecnicamente sim, porque aqui Mickey é o Aprendiz, mas teoricamente, poderíamos ter uma versão humana do Pateta se encontrando com Frankenstein? Grilo Falante no reino mágico era literalmente um grilo, mas no mundo real ele virou um ser humano, o mesmo aconteceria com Donald? Emma Swan poderia estar caçando o Zé Carioca?
Aliás, o Aprendiz de Mickey é SÓ UM PERSONAGEM, uma encenação do Mickey "verdadeiro"? Ou Walt usou elementos do Aprendiz real e usou no Mickey porque o Aprendiz virou um rato e ele já tinha um personagem rato? Originalmente o papel seria de Dunga, então poderia ter uma desculpa pra ligar as duas coisas.
...
Isso porque eu nem tou considerando os outros plot holes do tamanho do Castelão, como os eventos da Floresta Encantada na primeira temporada se passarem 30 anos antes do nosso presente, sendo que só Branca de Neve veio em 1937, e já era uma história clássica...
...
Pronto, já me sinto melhor.
Mas o negócio é que esse Pulo de Tubarão foi um movimento muito arriscado. Primeiro que ao que tudo indica, foi basicamente uma decisão empresarial, então os roteiristas foram obrigados a usar Elsa, Anna, Cruella, e... Mickey Mouse. E fizeram o melhor que podiam, pra ser sincero. Os personagens dos filmes que tinham a iconografia clássica (excluo daqui personagens como Úrsula e Gênio; incluo Ariel e Eric) parecem ter a mesma personalidade dos filmes, mas sem os tornar muito unidimensionais. Eles o são até certo ponto, mas é legal ver esses personagens em outros ambientes, como uma versão Broadway de um musical conhecido.
Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".
Gostou desta análise sobre cultura pop, cinema, quadrinhos ou jogos? No Super Review Time (SRT), mergulhamos em temas nostálgicos, muitas vezes esquecidos ou fora do mainstream, buscando sempre uma perspectiva pessoal e aprofundada.
Para continuar sua jornada por análises que observam todos os ângulos da cultura afetiva, confira abaixo as formas de apoiar nosso trabalho e mergulhar em conteúdo exclusivo. Sua leitura e apoio são o que nos mantêm em ação!
Nossas Vitrines de Colecionáveis e Achados
Pra facilitar tua vida, fiz vitrines nas plataformas em que eu sou afiliado. Se tu gostou de alguma coisa aqui, dá uma olhada lá que regularmente eu tou atualizando com produtos que podem ser do teu interesse:
- Perfil de coleções na Amazon com listas temáticas de colecionáveis e cultura pop.
- Lista de sugestões no Mercado Livre , sempre com novidades e achados.
- Vitrine da Shopee , com produtos selecionados.
(E não esquece de conferir a página principal da Shopee e a página principal da Amazon para mais ofertas e promoções!)
Vista a Camisa do SRT!
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do SRT, designs exclusivos de Disney e Archie, e uma pancada de adesivos, bottons, posters e cadernos.
Livros e Leitura Digital
Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, ou livros em geral com o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler quantos livros quiser, no kindle, tablet, celular, computador, e até mandar a Alexa ler por ti, caso cê seja preguiçoso demais ou esteja ocupado lavando louça.



























0 comments