Chicken Little (2005)
A história é baseada em um curta de 1943 (que por sua vez foi baseado em um conto folclórico), que servia pra mostrar como desestabilizar uma nação, completo com a raposa lendo Mein Kampf.
Sim, mudaram pra Psicologia na versão final, mas a original era Mein Kampf, e o texto que ela lê ainda é de Mein Kampf.
Na versão de 2005, a história é expandida e adaptada. Tudo começa quando o galinho Chico Liro faz um alvoroço na cidade, porque ele acredita que o céu tá caindo. Ao tentar explicar pro povo da cidade, uma avelã atinge sua cabeça e todos acham que foi um engano de Chico.
![]() |
| A cena em uma casca de noz: cidade odeia galinho/cidade ama galinho Pra depois odiar de novo. |
Mas quando tudo parecia bem, um pedaço do céu realmente cai na sua cabeça, o que leva Chico Liro e seus amigos a descobrir uma invasão alienígena, o qual eles precisam impedir.
![]() |
| Tenham em mente que essa é a primeira cena no filme. |
Mas, tudo isso, eu consigo perdoar. Época complicada pro estúdio, filme feito quase em cima das coxas (imagino), pouca experiência com 3D.
Fora Chico Liro e seus amigos, TODO MUNDO NA CIDADE É UM BABACA.
O que esse filme não aprendeu é que, não é por fazer referência a algo popular, torna a piada engraçada. Tem uma cena onde os aliens perseguem os protagonistas num milharal, e acabam fazendo os desenhos de Sinais.
A única piada nesse estilo que eu achei levemente engraçada foi a do suicídio dos lemmings, que faz referência a uma controvérsia de outro filme Disney, mas unicamente pelo fato deles zoarem uma polêmica do próprio estúdio.
![]() |
| A animação referencia os desenhos clássicos, e às vezes faz um bom trabalho. |
Até o suposto romance entre Chico e Abby é forçado à beça. O momento no cinema durante o clímax vem literalmente do nada. Entretanto, a cena dos dois assistindo o filme é fofinha, sutil, e funciona bem dentro da lógica. Tem uma boa idéia aí e a cena é legitimamente bem executada, mas graças a essa cena anterior vai tudo por água abaixo.
O único motivo pelo qual se deveria assistir esse filme seria pra ver o que não repetir no futuro. Até porque esse filme veio numa fase beeem experimental da Disney como um todo (com o fim das sequências de clássicos e vez ou outra pipocando um filme baseado em uma atração dos parques).
Caso contrário, é um forte candidato a evitar a todo e qualquer custo.
E sim, eu gostava desse filme quando pirralho, ainda gosto de algumas coisas. Não quer dizer que eu não admita que ele é ruim e que eu vá recomendar. É totalmente comum isso acontecer no Teste dos 15 Anos. E esse filme definitivamente, não passa no Teste.
E antes de eu ir, um momento deliciosamente irônico:
Gostou desta análise sobre cultura pop, cinema, quadrinhos ou jogos? No Super Review Time (SRT), mergulhamos em temas nostálgicos, muitas vezes esquecidos ou fora do mainstream, buscando sempre uma perspectiva pessoal e aprofundada.
Para continuar sua jornada por análises que observam todos os ângulos da cultura afetiva, confira abaixo as formas de apoiar nosso trabalho e mergulhar em conteúdo exclusivo. Sua leitura e apoio são o que nos mantêm em ação!
Nossas Vitrines de Colecionáveis e Achados
Pra facilitar tua vida, fiz vitrines nas plataformas em que eu sou afiliado. Se tu gostou de alguma coisa aqui, dá uma olhada lá que regularmente eu tou atualizando com produtos que podem ser do teu interesse:
- Perfil de coleções na Amazon com listas temáticas de colecionáveis e cultura pop.
- Lista de sugestões no Mercado Livre , sempre com novidades e achados.
- Vitrine da Shopee , com produtos selecionados.
(E não esquece de conferir a página principal da Shopee e a página principal da Amazon para mais ofertas e promoções!)
Vista a Camisa do SRT!
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do SRT, designs exclusivos de Disney e Archie, e uma pancada de adesivos, bottons, posters e cadernos.
Livros e Leitura Digital
Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, ou livros em geral com o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler quantos livros quiser, no kindle, tablet, celular, computador, e até mandar a Alexa ler por ti, caso cê seja preguiçoso demais ou esteja ocupado lavando louça.















0 comments