Chico Bento: Pavor Espaciar
O personagem Astronauta, de Maurício de Sousa, já havia ganhado uma Graphic Novel nas mãos de Danilo Beyruth, assim como a Turma da Mônica em Laços de Vitor e Lu Cafaggi (que eu ainda não tive o prazer de pôr as mãos).
Mas consegui ler "Pavor Espaciar", do cartunista, chargista, colaborador do "Lance!" e quadrinhista Gustavo Duarte, que já havia lançado os álbuns "Có!", "Taxi" e "Birds" (com característica marcante e comum de não possuírem diálogos), além de ganhar prêmios do Troféu HQ Mix.
A história é bastante simples: Chico Bento e Zé Lelé vão passar uma noite sozinhos em casa enquanto os pais de Chico visitam uns parentes. Mas, como são crianças indefesas e ninguém acreditaria nelas, aparecem alienígenas e raptam Chico e Zé, além do porco Torresmo e a galinha Giselda.
E... Basicamente é isso. Não há reviravoltas, grandes temas complexos, filosofias sobre a humanidade e sua existência. É simplesmente uma história do Chico Bento, apenas exagerando em alguns pontos. O que é bom, porque não foge do clima das histórias de sempre do pequeno caipira, assim como o Astronauta de Danilo não fugiu ao tom melancólico que constantemente toma o personagem.
A arte é simplesmente linda. Gustavo tem uma maneira bastante única de fazer seus personagens, dando a eles bastante expressividade. O que é bem útil, pois boa parte do álbum é narrada sem falas. Embora em alguns momentos (como o mostrado abaixo) a característica boca fique meio exagerada, dando ao personagem uma cara estranha.
Ainda falando da arte, a finalização também é muito bem trabalhada. O estilo cartunesco de Gustavo possui personagens com bocas imensas, e graças ao belo acabamento, dá até pra imaginar o dedo dentro (como se fossem bonecos, claro).
Na apresentação, o Sr. Maurício diz que a arte de Gustavo é tão dinâmica que quase dá pra vê-los se mexendo. Achei que fosse exagero, mas quando li, entendi. Fora o estilo ser bem propício a uma animação, o modo que os quadros e as cenas retratadas são tão interligadas que realmente lembra uma animação. Algo semelhante ao que Shotaro Ishinomori costumava fazer.
O fato de a arte não possuir onomatopeias ou linhas de movimento ajudam a produzir essa ideia de desenho animado, sem chegar a prejudicar a leitura. Em alguns momentos, cheguei a "ouvir" os sons dos passos na trilha sonora, recurso que os desenhos cômicos usam constantemente.
Fora a história, há vários easter eggs durante a leitura. Alguns mais óbvios, outros mais escondidos, que dão um toque final na narrativa.
A apresentação do Roger, do Ultrage a Rigor, apresenta o artista, mas não me pareceu muito inspirado pra escrever. Ao contrário do Mauricio, que chega a mostrar uma certa intimidade com o leitor, por meio de marcas de oralidade.
Extras de esboços e curiosidades no final, bem como um breve histórico do personagem Chico Bento, fecham o álbum com leveza.
"Pavor Espaciar" é um típico "causo" de interior. É uma história relativamente curta, mas se o leitor for parar pra ver cada referência, além de apreciar a arte, vai passar mais tempo e, logicamente, aproveitar mais.
Gostou desta análise sobre cultura pop, cinema, quadrinhos ou jogos? No Super Review Time (SRT), mergulhamos em temas nostálgicos, muitas vezes esquecidos ou fora do mainstream, buscando sempre uma perspectiva pessoal e aprofundada.
Para continuar sua jornada por análises que observam todos os ângulos da cultura afetiva, confira abaixo as formas de apoiar nosso trabalho e mergulhar em conteúdo exclusivo. Sua leitura e apoio são o que nos mantêm em ação!
Nossas Vitrines de Colecionáveis e Achados
Pra facilitar tua vida, fiz vitrines nas plataformas em que eu sou afiliado. Se tu gostou de alguma coisa aqui, dá uma olhada lá que regularmente eu tou atualizando com produtos que podem ser do teu interesse:
- Perfil de coleções na Amazon com listas temáticas de colecionáveis e cultura pop.
- Lista de sugestões no Mercado Livre , sempre com novidades e achados.
- Vitrine da Shopee , com produtos selecionados.
(E não esquece de conferir a página principal da Shopee e a página principal da Amazon para mais ofertas e promoções!)
Vista a Camisa do SRT!
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do SRT, designs exclusivos de Disney e Archie, e uma pancada de adesivos, bottons, posters e cadernos.
Livros e Leitura Digital
Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, ou livros em geral com o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler quantos livros quiser, no kindle, tablet, celular, computador, e até mandar a Alexa ler por ti, caso cê seja preguiçoso demais ou esteja ocupado lavando louça.

2 comments
Vi falarem bastante nos blogs dessa HQ mas não cheguei a comprar... ainda estranho ver a Turminha sendo desenhada de outras formas, mas não foi por isso que não adquiri meu exemplar ainda (estou em contenção despesas, hehehe).
ResponderExcluirSomos 2 XD Ainda não comprei Laços porque falta grana (e livrarias não são bem minha rota cotidiana...)
Excluir